Notas do Toni

Quer tomar a posição de sentido? Então faça o correto!

Muitas pessoas, inclusive autoridades, adotam postura errada

Aquela velha frase dita por cerimonialistas e mestres de cerimônias “convidamos a todos para ouvir o hino nacional em posição de respeito”, tem levado a mudanças de comportamento nos últimos anos.

Até cerca de 5 anos eram poucas pessoas que tomavam “posição de sentido” ao ouvir esta frase, mas por força de manifestações políticas públicas identificadas com um líder político originário de carreira militar, cresceu o número de pessoas que passaram a manifestar através de gestos, o seu amor à Pátria.

Não é cobrado de civis, que adote a “posição de sentido”, quando é solicitado que se tenha “posição de respeito”. Nos idos dos anos 80, “posição de respeito” era levantar-se e se estivesse com cobertura (boné, chapéu, etc), e retirá-la. Hoje nem isso é cobrado.

Voltando à introdução, não é cobrado de civis que tomem “posição de sentido” em respeito a símbolos nacionais (bandeira nacional, hino nacional e selo), mas é crescente o número de pessoas que procuram tomar tal posição, cuja maioria o faz de forma errada.

Quer fazer, não importa o motivo, faça o correto!

sentido correto2
A forma correta

Para tomar a “posição de sentido”, deve-se unir os calcanhares e deixar as pontas dos pés em ângulo de 30 graus, com as mãos completamente espalmadas (todos os dedos colados) coladas nos lados do corpo na altura das coxas, com o olhar firme para frente na altura dos olhos.

Aí sim, a posição estará correta.

A maneira errada que muitos fazem demonstra desconhecimento e vira até motivo de chacotas.

sentido errado
A forma errada

Toni

Agora SC | Portal de Notícias de Caçador e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *