Embora com prazo até início de abril, ambos terão reuniões decisivas brevemente
A central de boatos de Caçador deu como certa esta semana, que o ex-prefeito Saulo Sperotto deve se filiar ao PL na próxima segunda-feira, 19. Tenho informações para entender, que ainda não será agora.
O grande problema, por dizer assim, são as listas de pré-candidatos dos partidos. Saulo teria compromisso como o governador Jorginho Mello (PL) e se filiaria em um dos partidos que apoiarão o projeto de reeleição.
A lista com mais lideranças com expectativa de grande votação é justamente a do PL e tem gente sobrando; consta que o Republicanos também tem uma lista com pelo menos 5 pré-candidatos com expectativa de 40 mil votos, e, ainda por cima, terá um candidato a deputado estadual em Videira, o ex-vereador e ex-vice-prefeito, Dr. Jorginho.
Nesta linha de raciocínio, talvez a decisão de filiação de Saulo pendesse para o Podemos, que hoje tem 3 deputados, mas a deputada Paulinha concorrerá a deputada federal. Mas, não nos enganemos achando que a eleição é fácil, pois tem mais lideranças de peso, diga-se, de olho no Podemos.
Além destes, talvez Saulo ainda considere ficar no PSDB dependendo do rumo que o partido tomar ou então que vá para um partido que ainda não está, mas que possa estar na coligação com o PL.
Com a votação da última eleição, em torno de 28 mil votos no total, Saulo poderia conquistar uma vaga na Alesc pelo PSDB, PDT ou Novo. Mas aí, as conversas serão mais longas, porque o PDT deve lançar o ex-prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello e o Novo, pensa em lançar, novamente, Isadora Piana.
Em Videira, segundo informações, Borga aguarda uma conversa com o governador na próxima semana, para decidir. Mas, tem deixado claro que somente considera concorrer à Alesc e não quer nem ouvir falar em candidatura a federal.
O fato é que com Saulo e Borga concorrendo a deputado estadual, crescem as chances de a região não eleger representante na Alesc, a não ser que surja um “azarão” por fora e conquiste uma cadeira.
Em Videira, ainda existem articulações para o lançamento de um nome do MDB, PDT e PSD.
Em Caçador, o ex-vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD) analisa o cenário e poderá concorrer tanto para estadual quanto para federal, dependendo das articulações com a deputada Paulinha. Ele pode ingressar no Podemos e concorrer à Alesc caso Saulo não se decida pelo partido ou então ir à Câmara Federal e fazer dobradinha com Paulinha.
Quem vai decidir é Paulinha, raciocinando sobre o que lhe ajuda mais, se como cabo eleitoral ou em uma dobradinha.
Ainda em se tratando de Caçador, se Saulo não concorrer, pode sair uma candidatura surpresa.