Workshop debate Inteligência Artificial aplicada na Engenharia
Evento promovido pela Adeac reuniu engenheiros e arquitetos em Caçador
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (Adeac) realizou na sexta-feira, 7, um workshop com o tema: Inteligência Artificial aplicada na Engenharia, reunindo engenheiros, arquitetos e acadêmicos de Caçador. Também participaram profissionais de municípios da região como Videira e Treze Tílias, e até mesmo de Florianópolis.
O palestrante foi o engenheiro civil Eduardo Cavalcanti, fundador do Blog da Engenharia e presidente da Associação dos Engenheiros de Cabreúva (AEC), influenciador na engenharia, premiado como influenciador da RAM do Brasil e pioneiro em IA aplicada na engenharia.
Segundo Cavalcanti, a inteligência artificial está presente em todas as áreas, inclusive nas engenharias, e a tendência é que essa realidade seja cada vez mais presente.
“Não há dúvidas de que a IA vai transformar muitas coisas. E cabe a nós profissionais entender esse cenário, conhecer as ferramentas e saber conversar com a inteligência artificial, para que possamos continuar se destacando no mercado de trabalho”, explicou.
Para Cavalcanti, o profissional moderno será capaz de analisar tudo o que a IA gera e com isso trabalhar com o refino das informações. “Apesar de todo o processamento dos dados inseridos, o profissional continuará sendo o responsável técnico”, finalizou o palestrante.
O presidente da Adeac, engenheiro Eliakin de Souza Bueno, avaliou de forma positiva mais um evento de geração de conhecimento e troca de ideias entre os profissionais da área.
“O palestrante convidado fez uma abordagem teórica com o ChatGPT e depois tivemos um momento de prática. Tudo isso com um tema bem pertinente do momento. A Adeac tem o compromisso de aproximar os profissionais destas ferramentas, possibilitando a sua utilização com vistas aos benefícios que elas podem gerar”, finalizou.
O evento foi organizado pela Adeac com patrocínio do CREA-SC, apoio da Uniarp, Núcleo de Construção Civil da ACIC, CDER/SC, Coworking Reference e CREA-Jr.
Com informações: Caçador Online