Seminário da Uniarp reúne palestrantes do Brasil, Portugal, Canadá e Inglaterra
Evento tem apoio da Fapesc e contou com sete palestrantes, dos quais cinco internacionais
A Uniarp realizou dia 22 de maio a abertura oficial do IV Seminário Internacional Interdisciplinar sobre o desenvolvimento e sociedade: O Imperativo da Sustentabilidade, que tem o apoio da Fapesc (Edital DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 07/2023 PROEVENTOS 2024-Fase I) e conta com sete palestrantes, sendo cinco internacionais, de Portugal, Canadá e Inglaterra.
A palestra de abertura foi ministrada pela professora Dr.ᵃ Márcia Bento Moreira com o tema: “O que é e como fazer interdisciplinaridade? Caminhos para a pesquisa na pós-graduação”.
O evento é coordenado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade, com apoio dos cursos de graduação: Direito de Caçador e Fraiburgo, Administração de Caçador e Fraiburgo, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia.
Foram mais de 500 inscrições para as palestras, entre estudantes do mestrado e doutorado e também acadêmicos dos cursos de graduação presenciais e EAD da Uniarp. O evento tem transmissão na página da UNIARP no YouTube.
A programação do IV Seminário Internacional Interdisciplinar sobre o desenvolvimento e sociedade iniciou dia 20 e prossegue até dia 24 de maio.
A mesa de abertura do evento teve a presença do vice Reitor Acadêmico, Dr. Joel Haroldo Baade, vice Reitor de Administração e Planejamento, professor Claudinei Bertotto, coordenador do evento professor Dr. Levi Hulse, pró-reitor da Uniarp Fraiburgo, professor Almir Granemann dos Reis e das convidadas Dr.ᵃ Suelen Cars e Dr.ᵃ Márcia Bento Moreira.
O professor Dr. Levi Hülse, coordenador do evento e coordenador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade destaca o crescimento do Seminário Internacional Interdisciplinar, que este ano teve palestras no período vespertino para acadêmicos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária, comprovando a Interdisciplinaridade do programa. “Não buscamos neste evento apresentar nenhuma verdade, visamos disseminar o conceito de sustentabilidade em suas mais variadas dimensões e contextos sociais e aumentar o debate sobre este tema tão importante para nossa sociedade”, comenta.
O professor Claudinei Bertotto convidou todos os participantes a aproveitar ao máximo o evento, que traz assuntos do mais alto nível. “Temos na nossa Universidade um evento deste porte, com palestrantes nacionais e internacionais, que compartilham seus conhecimentos. É isso que faz a diferença na carreira acadêmica, o conhecimento que vamos acrescentando, que aprimorará nossa caminhada. Parabéns para toda a equipe organizadora do evento”, frisa.
O professor Dr. Joel Baade explica que o evento não é o resultado apenas do trabalho de algumas semanas ou de alguns meses, mas é o resultado da trajetória da Uniarp em seus 54 anos de existência. “Não é de hoje que tudo isso aqui é possível, esse espaço, os cursos que temos de graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados. É resultado de uma longa trajetória, resultado de muitas pessoas que trabalharam, que ano após ano se engajaram para que, gradativamente, nós pudéssemos chegar até aqui e oferecer estes conhecimentos para todos”, diz. “É com construção, com densidade de conhecimento, que nós teremos a possibilidade de desenvolver a nossa sociedade e a nossa região”, completa.
A parte cultural da abertura do Seminário teve apresentação do Coral da Uniarp, instituído no segundo semestre de 2022.
Programação:
Dia 23 de maio, o evento terá palestra do Dr. Mario Monte e da Dr.ᵃ. Flavia Noversa Loureiro. Dia 24 de maio, haverá palestras com Dr. Jairo Dias Carvalho e palestra com a Dr.ᵃ Suelen Cars. Dia 24 de maio, o evento terá seis mesas redondas, com 68 apresentações de trabalhos, de discentes de diversos estados do Brasil, do Peru e de Portugal.