Músicos do Contestado conquistam o público de Ibirama durante Festival
Grupo participou do 3º Workshop e 2º Festival de Bandas e Fanfarras
No dia 24 de agosto aconteceu o 3º Workshop e 2º Festival de Bandas e Fanfarras de Ibirama/SC, sendo parte integrante da programação do “A-Gosto de Cultura”. O evento foi realizado pela Associação de Patrocinadores e Profissionais da Cultura (APPCult) em parceria com o Departamento Municipal de Cultura. O projeto Músicos do Contestado esteve presente.
No período da manhã ocorreu o Workshop, onde foram divididas as oficinas em três locais para o melhor desempenho e dinâmica. O maestro Marcos Arcari, do projeto Músicos do Contestado, ministrou a oficina de Prática de Banda.
No período da tarde aconteceu o Festival de Bandas e Fanfarras, onde 13 corporações abrilhantaram a tarde chuvosa do dia 24, que ocorreu no Centro de Eventos Manoel Marchetti, onde também estava acontecendo a Feira do Livro da cidade de Ibirama.
O Festival teve em sua abertura com a Banda Sinfônica Augusto Frâncio, do projeto Músicos do Contestado, sob a regência do maestro Marcos Arcari, executando o Hino Nacional Brasileiro.
Em seguida, os jovens talentos da música de Caçador retornaram para sua aguardada apresentação. Eles foram acompanhados pela Baliza, Gabriela dos Santos, residente em Penha e integrante do Instituto Beto Carrero.
Os organizadores do evento, professor e maestro Rafael Rengel, professora e maestrina Caroline Schatz e o diretor de Cultura Grégory Peter Kietzer, disseram que a apresentação dos Músicos do Contestado foi um momento de entusiasmo e emoção para os espectadores.
“Foi emocionante para nós da organização e espectadores, pois a música apresentada nos mostra o lado bom da vida, e é isso que o amigo e maestro Marcos Arcari demonstrou com seu trabalho excepcional frente aos jovens e adolescentes de Caçador. Simplesmente inesquecível”, disse o maestro Rafael Rengel.
A maestrina Caroline Schatz também deixou suas impressões. “O projeto Músicos do Contestado é encantador. Muito completo. Cada detalhe é pensado, uma qualidade musical excelente, os alunos extremamente educados e competentes. Admirável o que é feito com esses jovens e crianças. A oficina de prática de banda não podia ser diferente, proporcionou uma experiência sinfônica para músicos da região que estão acostumados a tocar músicas tradicionalistas, no caso alemãs. Houve uma troca de experiência muito rica, pois os alunos do projeto ficaram encantados com as músicas regionais que eles não conheciam, e estavam até tirando de ouvido. Foi muito gratificante tê-los em nosso evento. Que venha o próximo!”, declarou.
O workshop em Ibirama proporcionou muitas experiências para os jovens talentos do projeto Músicos do Contestado. Foram ministradas:
Oficina de Prática de Banda;
Oficina de Percussão Rudimentar;
Oficina de Liras;
Oficina de Sopro;
Oficina de Mor de Comando;
Oficina de Pavilhão Nacional;
Oficina de Regência;
Oficina de Baliza e Corpo Coreográfico.
O projeto Músicos do Contestado possui o apoio da Prefeitura de Caçador, Uniarp, 15º Batalhão da PM, Hotel Kindemann, Imobiliária Bello, Unoesc, Arte & Estilo, Daniela Tombini, Meio Oeste Ambienta e Laminados AB.
Patrocinadores: Alfa Transportes, Fiat Carboni, Frameport, Baú Madeiras, Auto Coletivo Caçador, Lamipack, Viposa, Videplast, Guararapes, Rotta Móveis, Adami S/A, Delta, Duplaquímica e Fischer.