Mulher desmaia após discussão com secretário de saúde de Rio das Antas

PUBLICIDADE

UPA

Fato aconteceu nesta quinta-feira, 3, na Unidade de Pronto Atendimento de Rio das Antas, por volta de 11 horas

Uma mulher sofreu um desmaio após discutir com o secretário de saúde, Elton Gandim, de Rio das Antas, nesta quinta-feira, 3. De acordo com familiares, o secretário insultou uma mulher, quando esta foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em busca de uma receita médica. A mulher teria sido chamada a uma sala sem câmeras de gravação e lá teria sido insultada.

“Ela saiu da sala depois da discussão e sentou em um banco, passando mal. O secretário já não estava mais no local, quando uma enfermeira observou que a mulher não estava bem e fez o atendimento inicial, tomando as providências junto com um médico para encaminhar para o Hospital Maice de Caçador, em uma ambulância da secretaria de saúde”, disse Adelmir Alves do Santos, irmão da paciente.

A mulher passou por exames nos Maice e foi liberada na madrugada de sexta-feira, 4, com um diagnóstico que apontou problemas cardíacos, segundo familiares, e com recomendação de repouso absoluto. A mulher deve ser encaminhada para atendimento com um cardiologista nesta semana.

Adelmir disse que pediu à prefeitura de Rio das Antas que preserve as imagens da secretaria de saúde, com a finalidade de requisitá-las para instruir processo judicial.

O motivo da discussão

De acordo Adelmir Alves dos Santos, irmão da paciente, no centro da discussão está a negativa do secretário em prestar atendimento na área de saúde, para a paciente, alegando que a mesma não mora no município. Porém, ela e outros familiares são atendidos na secretaria de saúde de Rio das Antas, há mais de 20 anos. O prontuário de Bernardete teria sido “deletado” do sistema de saúde de Rio das Antas.

Boletim de Ocorrência

Tanto o secretário Elton como Adelmir registraram Boletim de Ocorrência (BO) relatando os fatos.

No BO, Adelmir disse que sua irmã passou mal devido a perturbações e incômodos na secretaria de saúde, sendo que naquela oportunidade, não recebeu atendimento adequado.

Elton disse que no BO que Adelmir é contumaz em coagir e promover ameaças contra funcionários públicos, afirmando que foi ameaçado por Adelmir através de ligação telefônica.

Ambas as partes manifestaram interesse em representar na justiça.

Manifestação

Agora SC entrou em contrato com Elton Gandim, na manhã desta segunda-feira, 7, com a finalidade de ouvir sua versão dos fatos para complementar esta postagem.

Primeiramente, na Prefeitura, houve a informação de que a recepcionista/telefonista não teria autorização para fornecer o contato do secretário.

Na Secretaria, a informação foi de que o mesmo estava em reunião, no entanto foi fornecido seu contato.

Através do Whatsapp, Agora SC levou ao conhecimento de Elton, que estava ocorrendo uma apuração jornalística sobre o fato, onde o mesmo não quis encaminhar resposta ou versão através do contato, afirmando que “por questão de ética de trabalho, assuntos referentes à atendimento de pacientes, pela nova lei de proteção de dados, prefiro pessoal na secretaria”.

Desta forma, o espaço para o secretário continua aberto para que o mesmo, querendo, se manifeste.

Confiram a entrevista com o Adelmir:

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima