Medidas de segurança para ciclistas no trânsito são debatidas em Audiência Pública
Em 2023 foram atendidas 34 ocorrências, e neste ano, até o início de junho, já foram 18
A Câmara Municipal de Caçador promoveu na noite desta terça-feira, 4, uma audiência pública que discutiu medidas de conscientização e segurança no trânsito para os ciclistas. O debate foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e, ao final, ficou definida a criação de uma comissão especial que irá intermediar junto aos órgãos competentes e a comunidade a efetivação dos apontamentos sugeridos.
Além de representantes da União Caçadorense de Ciclistas (UCC), o debate contou com a participação de membros de órgãos de segurança do município, como a Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e Guarda Municipal; do Poder Executivo por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do Município (IPPUC), vereadores e comunidade.
Segundo o presidente da Comissão responsável pela audiência, Johny Marcos Tibes de Souza, dentre as definições que serão levadas a diante está a criação de um dia de conscientização municipal sobre a segurança dos ciclistas, com a realização de várias ações alusivas; a busca por melhorias na sinalização de vias rurais e criação de novas ciclofaixas no perímetro urbano de Caçador, bem como a elaboração de documento ao governo do estado cobrando melhor sinalização nas rodovias da região. Junto a isso, discutiu-se alterações na legislação municipal que melhorem a mobilidade urbana local.
“Este debate é um marco histórico para o ciclismo de Caçador e com certeza estas definições trarão bons frutos não apenas aos ciclistas, mas a todos os usuários do trânsito. É preciso que as pessoas se conscientizem da importância do respeito e harmonia nestes espaços compartilhados, para que todos possam transitar em segurança. Digo sempre que, em cima de uma bicicleta há um ser humano, um pai de família, alguém que é importante para alguém e que merece ter seu espaço respeitado”, frisou.
Durante a audiência a Polícia Militar, por meio do Capitão Célio Alvarenga, destacou as ações de conscientização e fiscalização que a PM desenvolve para a segurança no trânsito e se colocou à disposição para somar forças com as demais entidades visando intensificar as ações.
Já o chefe de instrução dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Jackson Mandelli, apresentou números preocupantes quanto a acidentes envolvendo ciclistas. Segundo ele, em 2023 foram atendidas 34 ocorrências, e neste ano, até o início de junho, já foram 18.
O relato do caçadorense Zezé Corrêa, que em 2020 ficou gravemente ferido após ser atingido por um caminhão enquanto pedalava pelo acostamento na rodovia próximo à empresa Adami, que resultou na amputação de uma perna e vários dias internado, bem como a apresentação de um vídeo demonstrando o acidente de ciclista, atropelado há algumas semanas e que ainda se recupera do grave acidente, demonstraram também a importância de ações que proporcione maior segurança aos ciclistas e a necessidade de conscientização quanto ao respeito no trânsito.
Ao final, o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach falou das ações que o Executivo vem realizando para proporcionar espaços novos e de segurança aos ciclistas, bem como do planejamento através do Plano Diretor que será enviado à Câmara e que contempla novas ciclofaixas e adequações de locais com a mesma finalidade.
A audiência contou com a presença também dos vereadores Moacir D’Agostini e Almir Dias, relator em membro da comissão, e dos vereadores Clayton Zanella e Marcio JF.