Vigilância Sanitária interditou, mas horas depois a escola foi liberada
A interdição da Escola Estadual Santos Anjos, em Rio das Antas, resultou em grande polêmica. A vigilância interditou e a comunidade escolar, direção, professores, alunos e pais, contestam as informações e dizem que a escola não tem problemas graves, afetem o funcionamento.
Segundo informações, a Escola Estadual Santos Anjos, foi interditada a Vigilância Sanitária Estadual receber denúncia. Para averiguar a situação, o órgão estadual pediu formalmente que a Vigilância Sanitária do município fizesse a vistoria, o que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 27. A medida drástica foi tomada após uma vistoria que revelou um cenário de completo abandono e condições insalubres que colocavam em risco a saúde dos alunos e funcionários.
Segundo informações, a Vigilância Sanitária Estadual concordou com o parecer da Vigilância Sanitária do município, que se manifestou pela interdição. Pouco tempo depois, a escola foi liberada.
O Coordenador Regional de Educação, Maurício Pinheiro, informou que a EEB Santos Anjos, localizada em Rio das Antas, não foi autuada pela Vigilância Sanitária e segue funcionando normalmente.
Nas redes sociais, o assunto gerou polêmica, com a comunidade escolar (direção, professores, alunos e pais) contesta as informações da Vigilância Sanitária, afirmando que a escola está em condições de uso e que é uma das melhores da região.
Em contato com a diretora da escola, Silvia Barzotto, esta emitiu uma nota de esclarecimento.
Em síntese, conforme a nota, o prédio da escola, embora necessite de reparos estruturais como qualquer edifício de sua idade, não apresenta condições que coloquem em risco a segurança ou a saúde de alunos e funcionários. Além disso, as instalações da cozinha e dos banheiros estão dentro dos padrões sanitários exigidos, e não foram identificados problemas como fezes de ratos ou armazenamento inadequado de alimentos. A direção destacou que há rotinas regulares de limpeza e manutenção, com registros que comprovam essas ações.
A escola reafirmou seu compromisso com a qualidade do ensino e a segurança de toda a comunidade escolar. A direção está disponível para esclarecer dúvidas por meio de contato direto com a escola ou a Secretaria Estadual de Educação.
Com as atividades em pleno funcionamento, a direção reforça que a situação está sendo acompanhada de perto para garantir as melhores condições aos estudantes e funcionários.