2 de novembro de 2024
Segurança

I Fórum de Discussão dos Direitos da Pessoa Idosa debate políticas públicas em Caçador

Especialistas, autoridades e comunidade participaram dos debates sobre política pública

Na sexta-feira, 18, o município de Caçador sediou o I Fórum de Discussão dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Organizado pela Associação dos Amigos da Música (Amimu) em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família do Governo de Santa Catarina, Conselho Estadual do Idoso, e diversas entidades municipais, o evento reuniu especialistas, autoridades e a comunidade para debater políticas públicas e ações que visam a inclusão e a valorização da pessoa idosa.

O evento começou com a apresentação do Coral Sênior da Amimu, regido pelo maestro Patrick Cavalheiro, que conta com mais de 40 idosos em sua composição. “Este fórum é essencial para garantirmos que as vozes dos idosos sejam ouvidas e respeitadas. A música, para nós, é uma ferramenta de inclusão e celebração das histórias de vida dessas pessoas”, declarou o maestro Patrick Cavalheiro.

A mesa de discussões contou com a participação de figuras-chave na defesa dos direitos dos idosos, como Mirela Úrio, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que ressaltou a importância de ações conjuntas: “Precisamos de uma articulação entre governo e sociedade para assegurar que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que eles tenham acesso a uma vida com dignidade e inclusão”.

Isolete Renon Farias, secretária de Assistência Social de Caçador, também participou do debate, enfatizando o compromisso de sua pasta com a pessoa idosa: “Nosso papel é garantir que os idosos estejam integrados à vida social e cultural da cidade, com serviços que atendam às suas necessidades de forma respeitosa e acolhedora”.

O fórum também contou com a presença de Lilia Capelin, assistente social da Vigilância Socioassistencial, que falou sobre a importância do papel da assistência social no apoio à pessoa idosa: “A sociedade precisa entender que o envelhecimento é uma fase da vida que merece atenção e cuidado. Nosso trabalho é garantir que esses cuidados sejam efetivos e acessíveis”, explicou.

Ainda Priscila Bastiani Lara, assistente social da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões, acrescentou sobre a importância de ações jurídicas na proteção dos idosos: “Estamos comprometidos em garantir que os direitos da pessoa idosa sejam assegurados, especialmente em casos de abusos e negligência, que ainda são uma realidade na sociedade”.

Representando a Secretaria de Saúde de Caçador, o diretor da Vigilância em Saúde, Célio Marcos Moreira Becker, destacou os desafios da área da saúde: “Nosso objetivo é proporcionar um atendimento de qualidade, com foco nas necessidades específicas da pessoa idosa, garantindo que eles tenham acesso a uma saúde digna”.

As pessoas idosas foram representadas pela integrante do Coral Sênior, Leda Madalozzo Camatti, que em sua fala destacou a importância de políticas públicas específicas para esse público em Caçador: “Aqui em Caçador, não é diferente. Nosso município tem 10.221 idosos, o que corresponde a 13,86% da população total. Esses números nos lembram que somos uma parcela significativa da sociedade e que políticas públicas voltadas à nossa qualidade de vida são mais necessárias do que nunca. Não podemos ser invisíveis. Temos muito a oferecer e merecemos ser tratados com o respeito que a nossa trajetória exige”, disse Leda.

O evento também contou com a exposição fotográfica “Você faz parte dessa história”, parte do projeto Integração Social, que homenageou as histórias de vida de diversos idosos da cidade, reforçando a importância de valorizar suas trajetórias.

O I Fórum de Discussão dos Direitos da Pessoa Idosa integra o projeto Cultura na Feliz Idade, que prevê atividades culturais e educacionais para os idosos, incluindo uma turnê do Coral Sênior da AMIMU por Instituições de Longa Permanência em municípios catarinenses e a oferta de aulas gratuitas de música para idosos. Além disso, o projeto promove atendimentos psicossociais, visando à ampliação da socialização e à valorização das experiências de vida dos idosos.

A realização do evento contou com o apoio da Prefeitura de Caçador, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *