Segurança

Golpistas estão agindo próximo aos bancos de Caçador

Principal alvo são os idosos; semana passada um aposentado perdeu R$ 3 mil

A Polícia Militar (PM) divulgou nesta terça-feira, 7, um alerta sobre golpes que estão sendo aplicados principalmente contra idosos na região dos bancos em Caçador. Na semana passada, um aposentado perdeu cerca de R$ 3 mil para os criminosos.

Segundo o setor de inteligência, foi descoberto que um casal bem-vestido estaria se aproveitando da vulnerabilidade dos idosos para cometer estelionato. Outro casal, que vende artesanatos no Centro, também estaria envolvido, agindo como “olheiro”.

Até o momento, a Polícia Militar tomou conhecimento de um caso ocorrido no município recentemente. Na ocasião, os criminosos se passaram por funcionários do banco e conseguiram obter vantagem financeira de um idoso.

A polícia está monitorando a situação de perto e trabalhando para identificar todos os responsáveis.

Ao menor sinal de atividades suspeitas ou comportamentos estranhos, a população deve entrar em contato através do telefone 190.

Dicas para não cair em golpe:

1. Desconfie de Estranhos: Se alguém desconhecido oferecer ajuda no banco ou em áreas próximas, seja cauteloso. Funcionários legítimos geralmente não abordam clientes fora do ambiente bancário para oferecer assistência, muito menos fora de horário de atendimento.

2. Não Compartilhe Informações Pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras, como senhas ou números de cartões, com ninguém que você não confie plenamente.

3. Verifique a Identidade dos Funcionários: Se alguém se apresentar como funcionário do banco, peça identificação oficial e, se necessário, entre em contato com o banco para confirmar sua identidade.

4. Acompanhamento de Transações: Sempre peça a um membro da família ou amigo de confiança para acompanhá-lo ao realizar transações bancárias ou discutir assuntos financeiros em público.

5. Use Canais Oficiais: Para qualquer dúvida ou transação, prefira sempre utilizar os canais oficiais do banco, como o atendimento interno ou os serviços online seguros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *