Fortes chuvas afetam tratamento de água em Caçador

PUBLICIDADE

chuva

Chovem mais de 230 mm em Caçador no mês de fevereiro

Após dias de muito calor, os finais de tarde dessa semana vêm acompanhados com fortes tempestades. Dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) informam que, até o dia 28 de fevereiro, já choveu 233 mm em Caçador, muito acima da média para o mês.

Especificamente o excesso de chuva ocorrido no fim da tarde de ontem na bacia do Rio do Peixe provocou grave alteração na turbidez da água bruta captada no Rio do Peixe e já está afetando a operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Caçador. Essa situação ocorre em virtude da exploração da terra sem controle adequado, aliada a falta de mata ciliar nas margens dos rios da bacia, ocasionando um carreamento muito grande de barro vermelho e poluindo os rios.

Para assegurar que a população receba água tratada dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, interrompeu nesta manhã (28) o sistema de captação de água bruta e estima que o sistema de tratamento volte à normalidade a partir do meio-dia, com total retomada da distribuição de água na madrugada de sexta para sábado.

“Se o rio atinge um nível de turbidez acima do normal, é preciso suspender, preventivamente, a captação até que a água bruta esteja novamente apta para ser tratada e distribuída com qualidade”, explica Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.

O abastecimento na cidade já apresenta alguns pontos de instabilidade no fornecimento devido ao alto consumo. Durante esse período, é importante economizar água até que a captação e o tratamento da água voltem a operar com segurança e qualidade. Para mais informações sobre o abastecimento em Caçador, ligue 0800 771 0001.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima