Evento de conscientização sobre o autismo reúne grande público na Câmara
Mês alusivo ao autismo encerra dia 2 de maio, com vários eventos na programação
O Plenário da Câmara Municipal de Caçador reuniu um grande público para acompanhar a palestra de conscientização sobre o autismo, a abertura da exposição do vereador mirim autista Daniel Pinheiro, e a sessão de fotos e autógrafo com lutador caçadorense Junior Cigano.
O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 5, fazendo parte da programação do abril azul, mês alusivo à causa autista, que acontece em Caçador desde o dia 2 e segue até o final do mês.
A iniciativa é amparada pela Lei Municipal de autoria dos vereadores Clayton Zanella e Johny Marcos, aprovada por todos os edis e sancionada no dia 20 de março deste ano pelo prefeito Alencar Mendes.
O palestrante da tarde foi o vereador e psicólogo Clayton Zanella, que abordou questões relacionadas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando que se trata de um transtorno envolvendo diretamente o desenvolvimento neurológico da pessoa, caracterizando-se, principalmente, pelo comprometimento da habilidade de comunicação e interação social, assim como por comportamentos estereotipados e interesses repetitivos e/ou restritos.
Segundo ele, o TEA tem prevalência em indivíduos do sexo masculino e seus sintomas podem variar de leves a severos, surgindo desde os primeiros anos de vida. “Os indivíduos no espectro podem ter vida independente, entretanto, em alguns casos, podem ser dependentes por toda a vida para a realização das atividades do dia a dia”, disse, enfatizando ainda a importância de se buscar tratamentos adequados, que podem diminuir os níveis do autismo.
Antes da sessão de fotos, o lutador Junior Cigano enalteceu a iniciativa da Câmara, prefeitura e entidades parceiras em promover o debate e combater o preconceito com ações inclusivas, expressando a sua alegria em participar do evento.
O prefeito Alencar Mendes deixou sua mensagem enfatizando que as ações coletivas em prol da causa autista tornam o impacto ainda maior e positivo nas pessoas e na cidade. Para ele, as atividades que até então eram realizadas de forma individualizadas pelas entidades e órgãos municipais agora se unificam em um calendário único, se tornando ainda mais impactantes, reflexivas e inclusivas.
O vereador Johny Marcos falou do seu envolvimento com a causa a partir da vereança, com a procura de pais, educadores e autistas, com relatos da necessidade de se efetivar ações em prol deste público. “Buscamos, em conversa com o vereador Clayton, refletir esses pedidos por meio de uma legislação específica, que dá ainda mais legitimidade a todas as ações que já vinham sendo feitas pelas entidades e o poder público, mas agora com a força de lei, contribuindo desta forma para maior conscientização e fortalecimento da luta pelos direitos dos autistas”, disse.
A sessão foi conduzida pelo vice-presidente Almir Dias. Para ele, ao se trazer o debate a público, pode se construir mudanças significativas e construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Ainda prestigiaram a sessão os vereadores Amarildo Tessaro, Fabiano Dobner, Moacir D’Agostini, Marcio JF, Jean Carlo Ribeiro e Leandro Sawchuk.