8 de outubro de 2024
Geral

Chuvas alteram qualidade da água bruta do Rio do Peixe em Caçador

Para manter a qualidade da água distribuída para as mais de 28 mil economias da área urbana de Caçador, a BRK acionou o seu Plano de Contingências e está atuando na gestão dos processos da Estação de Tratamento da Água (ETA), garantindo que os padrões de qualidade sejam mantidos

O aumento no volume de chuvas que vem atingindo a região de Caçador provocou brusca alteração na qualidade da água bruta captada no Rio Peixe pela BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário na cidade.

Este fenômeno ocorre uma vez que a chuva lava as áreas ao redor das cidades, como também às margens do rio, carregando materiais diversos e modificando as características da água. “A água do rio fica mais turva e barrenta, o que pode causar transtornos no processo de tratamento para potabilização”, comenta Guilherme Pimentel, gerente operacional da BRK Caçador.

Para manter a qualidade da água distribuída para as mais de 28 mil economias da área urbana de Caçador, a BRK acionou o seu Plano de Contingências e está atuando na gestão dos processos da Estação de Tratamento da Água (ETA), garantindo que os padrões de qualidade sejam mantidos. Tais ações poderão ocasionar pontualmente, variações no abastecimento em algumas regiões da cidade, como por exemplo nas partes mais altas dos bairros São Cristóvão, Berger, Figueroa e Santa Catarina, que poderão ter períodos de intermitência no abastecimento.

“É momento de agirmos pensando no bem comum. O período de chuvas intensas é sazonal e faz parte da nossa rotina. A BRK está com toda sua equipe realizando ações para evitar quaisquer transtornos no desabastecimento, mas a comunidade pode ajudar evitando desperdícios e fazendo um consumo consciente da água”, orienta Pimentel.

O controle de qualidade da água é levado a sério pela BRK. Todo o sistema de abastecimento no município, desde a captação no leito do Rio do Peixe até a chegada da água no cavalete das casas dos clientes, passa por análises frequentes. Mensalmente, mais de 4,5 mil testes são realizados em todo o processo de tratamento, além de 250 amostras externas na rede de distribuição. O resultado alcançado pela concessionária é a garantia de uma água com qualidade, ultrapassando os padrões de potabilidade nacional estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

SERVIÇO – Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento através do 0800 771 0001 (24 horas) e do WhatsApp (11) 9 9988-0001. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail contatocacador@brkambiental.com.br.

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