13 de setembro de 2024
Geral

Cancro Europeu é tema de capacitação

Campanha “Todos contra o cancro europeu” terá rodada de palestras em Fraiburgo

Na próxima terça-feira, dia 27, às 14 horas, no auditório da Aciaf, acontecerá a palestra da campanha “Todos contra o Cancro Europeu”. A praga que afeta pomares de macieira ocasionando grandes prejuízos será o tema do encontro que objetiva orientar responsáveis técnicos e produtores de maçã. A iniciativa é da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Fraiburgo (Asseaf), Núcleo de Fruticultura da Aciaf e Comitê de Sanidade das Pomáceas. A ação conta com o patrocínio do CREA SC.

Durante o encontro haverá três profissionais da área de pesquisa e controle fitossanitário debatendo formas de identificação e tratamento do Cancro Europeu. Ministrarão o pesquisador da Epagri de São Joaquim, Leonardo Araújo, o pesquisador da Epagri de Caçador Claudio Ogoshi e o gestor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc Alexandre Mees.

Segundo o presidente da Asseaf, André Zagonel, o encontro de forma regional valoriza o município e a importância da sua produtividade no estado. “Esperamos contar com um grande público interessado em saber mais sobre como evitar prejuízos e fazer uma proteção adequada aos seus pomares” finalizou.

Orientações sobre o Cancro Europeu

O Cancro Europeu é uma doença que afeta pomares de maçã, ocasionando a perda da planta, e concomitante a isso, o risco de contagio para outras plantas. Para evitar o contagio e a proliferação, os pesquisadores orientam que o manejo e a buscativa de plantas contaminadas sejam efetuadas pelo menos quatro vezes ao ano.

Além de procurar possíveis plantas contaminadas, a orientação é que sejam efetuadas as medidas corretas para eliminação do foco, como remoção da planta e descarte correto. Tratamentos fitossanitários também são recomendados.

Para auxiliar produtores e responsáveis técnicos, a ABPM, em parceria com o IFSC e a Epagri de São Joaquim disponibilizam o aplicativo Cancontrol, que além de informações e orientações, auxiliam na identificação rápida das plantas contaminadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *