Bombeiros Voluntários de Caçador participam de eventos internacionais no Chile
Encontros acontecerão em Puerto Montt, de 17 a 19 deste mês de maio
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador participa de um grande desafio, o 2º Encontro Latino-Americano de Resgate Veicular 2024 e do 2º Encontro Latino-Americano de Trauma 2024, que serão realizados de 17 a 19 de maio, na cidade de Puerto Montt no Chile.
Esta vaga para o evento de Resgate Veicular foi conquistada no ano de 2019 em Brasília/DF, no 4º Desafio Nacional de Resgate Veicular, onde a corporação obteve o 3º lugar geral do desafio. O desafio latino-americano teve que ser paralisado devido a pandemia, tendo o retorno neste ano.
O evento é organizado pela Associação Latino-Americana de Resgate Veicular (ALAREV), Organização Mundial de Resgate (WRO) e pela Cuarta Compañia Bomberos Pto Montt.
O objetivo do Desafio sempre é auxiliar no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao resgate veicular, visando capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos dos bombeiros e equipes de salvamento que têm sido cada vez mais solicitadas para atuar em resgates e atendimentos centrados às vítimas.
Participarão do desafio diversas corporações de bombeiros da América Latina, e Caçador, é uma das quatro equipes representantes do Brasil. As melhores colocações garantirão vaga para o mundial em Portugal.
A equipe caçadorense é composta por:
Comando – Alexandro José Kmita
Técnico 01 – José Ricardo dos Santos Denardi
Técnico 02 – Jakson Alberto Mandelli
Técnico 03 – Leandro Gomes de Souza
Médico 01 – Vagner Gonçalves
Médico 02 – Pedro Henrique Scherer
O Encontro de Trauma, a ser realizado nos mesmos dias e com os mesmos organizadores. As provas são compostas por duplas de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas e resgatistas dos serviços do Samu, resgate dos Corpos de Bombeiros, das concessionárias de rodovias e de outros serviços de atendimento pré-hospitalar (APH), onde terão 15 minutos para completá-las nas modalidades Standard (1 vítima) e Complex (2 ou mais vítimas) em simulados com vítimas politraumatizadas (esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras e outros possíveis cenários) decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito, doméstico, entre outros).
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador estará presente no Encontro de Trauma com uma dupla:
Médico 01 – Vagner Gonçalves
Médico 02 – Pedro Henrique Scherer