Avião da farmacêutica Cimed sai da pista após pouso em Erechim/RS
De acordo com Prefeitura de Erechim, passageiros estavam conscientes e foram atendidos; avião partiu de Chapecó/SC
Um avião da farmacêutica Cimed saiu da pista após pousar, na tarde desta terça-feira, 23, em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a prefeitura do município, que opera o terminal, os passageiros estavam conscientes e foram encaminhados para atendimento.
O incidente ocorreu por volta de 13h50, no Aeroporto Comandante Kraemer. O avião PP-DYB é operado e pertence à Cimed, de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave, modelo Bombardier Learjet 45, foi fabricada em 2018.
Em nota publicada no perfil do presidente da Cimed, João Adibe Marques, a empresa afirma “que todos os passageiros e tripulantes passam bem em segurança”.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirma que enviou ao local investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), sediado em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz o Cenipa.
Segundo o órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), “a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Avião sai de pista em Erechim
O avião teria partido de Chapecó (SC), a 100 km de Erechim, segundo o site Flightradar24. O voo durou cerca de 13 minutos.
Não há informações de quantas pessoas estavam no avião. A tripulação mínima é de duas pessoas, com 11 assentos disponíveis na aeronave.
Erechim tem 105 mil habitantes e fica a cerca de 360 km de Porto Alegre.
O aeroporto da cidade recebe voos de negócios e de emergência, além de abrigar uma escola de aviação civil para aulas práticas e instrução de voo.
Em 2023, um monomotor com quatro passageiros caiu em uma avenida do município.
Com informações: g1