Audiência pública debate ações contra vandalismo em patrimônios públicos de Caçador
O foco do debate foi a necessidade de ações urgentes para evitar depredações nos vagões do trem Maria Fumaça
O Museu do Contestado passará a contar com a presença de guarda noturno a partir de agosto. A informação foi repassada pelo diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves, na noite desta terça-feira, 11, durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Caçador, sobre medidas a serem tomadas para inibir ações de vandalismos em patrimônios públicos do município.
O foco do debate foi a necessidade de ações urgentes para evitar depredações nos vagões do trem Maria Fumaça, que foi restaurado recentemente pela iniciativa privada e já é alvo de vandalismo.
“Uma das reivindicações era a presença física da Guarda Municipal neste espaço, especialmente no período noturno, quando as ocorrências acontecem. Esta informação nos traz um pouco de alívio e poderá inibir que este bem público, o símbolo do nosso Município e da história do Contestado, seja depredado por vândalos que transitam naquela região”, destaca o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Johny Marcos.
A audiência pública contou com a presença de representantes do setor cultural, do IPPUC e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer; do Conselho Municipal de Cultura, da Guarda Municipal, vereadores e demais pessoas interessadas.
Ao final, ficou definida a criação de uma comissão especial para analisar todas as sugestões apontadas na audiência e que coordenará os trabalhos na busca, junto aos setores competentes, da efetivação dos apontamentos apresentados no debate.