Aprovada moção de apelo para o chamamento de PMs aprovados em concurso público
Há preocupação com o baixo efetivo de policiais, que está abaixo de 10 mil para todo o estado
Com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado para a necessidade de chamar os aprovados no concurso público da PMSC de 2023, visando aumentar o efetivo de policiais em Caçador e nas demais cidades catarinenses, a Câmara Municipal aprovou nesta semana uma moção de apelo destinada ao Governador Jorginho Mello, ao secretário de Segurança do Estado e ao Comando da PM. O documento é de autoria do vereador Marcio Farrapo (MDB) e foi aprovado em plenário por unanimidade.
Segundo ele, há uma preocupante situação do efetivo atual da PMSC, que se encontra abaixo de 10 mil policiais. Nos últimos três anos, a média anual de saídas do efetivo foi de 376 policiais, evidenciando uma carência significativa de profissionais, essenciais para a manutenção da ordem e segurança pública no estado.
“Esta defasagem, combinada com a crescente complexidade das demandas de segurança, destaca a urgência na nomeação dos aprovados neste concurso. A convocação desses aprovados é crucial não apenas para repor as saídas anuais do efetivo, mas também para fortalecer a atuação preventiva e repressiva da Polícia Militar diante dos desafios contemporâneos em matéria de segurança”, justificou Marcio.