Alunos de Timbó Grande realizam a primeira apresentação pelos Músicos do Contestado
Evento aconteceu no sábado, em Monte Carlo; maestro Marcos Arcari foi um dos palestrantes do workshop
A Escola Municipal Erci Dick, em Monte Carlo, no Meio Oeste catarinense, foi palco neste sábado, 27, de um Workshop e Festival de Bandas e Fanfarras, que contou com a presença do projeto Músicos do Contestado, levando uma banda de Caçador e pela primeira vez uma banda de Timbó Grande, onde o projeto caminha a passos largos.
O evento em Monte Carlo teve na parte da manhã um workshop onde os alunos fizeram aulas de música. O maestro e um dos idealizadores do projeto Músicos do Contestado, Marcos Paulo Arcari, palestrou sobre como é possível investir em projetos sociais que dão certo, como é o caso do Músicos do Contestado.
A tarde foi a vez das apresentações do Festival de Bandas e Fanfarras. A apresentação dos 15 jovens talentos de Timbó Grande pelos Músicos do Contestado, foi conduzida pela professora Rafaela Valadão, responsável pelos ensaios na Escola José Maria de Souza.
“Como foi a primeira apresentação deles, foi muita ansiedade e alegria. Eles se saíram muito bem, conheceram outras bandas e até mesmo outros instrumentos. O andamento do projeto com os alunos em Timbó Grande tem sido muito bom. No período das férias fizemos dois ensaios por semana para aperfeiçoar as músicas. A dedicação deles foi incrível”, destaca Rafaela.
Um dia para ficar na memória
A diretora da Escola José Maria de Souza, em Timbó Grande, Cidinéia Tibes de Souza, disse que o dia ficará marcado na memória desses jovens alunos da instituição que se tornaram músicos. Ela também tem um filho fazendo parte dos Músicos do Contestado.
“Tivemos uma viagem inesquecível. Os alunos realizaram sua primeira viagem e a maioria deles mora no interior de Timbó Grande, o que tornou o momento mais especial, por conhecerem novos lugares. A ansiedade foi substituída por alegria e entusiasmo aos descobrirem as maravilhas que o evento em Monte Carlo proporcionou. Meu filho, que também faz parte do projeto, adorou. Foi gratificante ver o brilho nos olhos dele e dos outros alunos ao se apresentarem. Somos imensamente gratos a todos os envolvidos, especialmente ao maestro Marcos Paulo Arcari, aos professores de música da nossa escola, Rafaela Valadão e Gabriel Silva, aos pais que incentivam esses jovens talentos, e, claro, aos alunos pela dedicação e paixão pela música. Esta viagem não apenas proporcionou um aprendizado musical, mas também fortaleceu os laços de amizade e colaboração entre todos os participantes. Foi uma experiência que ficará marcada para sempre em nossos corações”, declarou emocionada a diretora.
A Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (Abanfaesc) esteve presente dando total apoio a mais um evento da música catarinense.