7 de outubro de 2024
Política

Alencar e Fically ampliarão a macrodrenagem em córregos e o desassoreamento nos rios

Medida visa diminuir os riscos e os danos com chuvas fortes e enxurradas

O trabalho de macrodrenagem urbana que já resolveu grande parte dos alagamentos em pontos considerados críticos em Caçador, será intensificado por Alencar e Fically no próximo mandato. Eles darão continuidade a canalização de córregos, concentrando as ações especialmente nos bairros Martello, Santelmo e Alto Bonito.

Junto a isso, serão construídas microbacias de contenção de enxurradas ao longo dos córregos, em especial no bairro Alto Bonito.

Ainda em 2023, Alencar iniciou, em parceria com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a elaboração do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais de Caçador, ou seja, da macrodrenagem. “A partir deste trabalho começamos um marco na gestão urbana e ambiental do nosso município, obtendo dados sobre as águas das chuvas, dos córregos e rios que cortam a cidade, para embasar as ações futuras da nossa cidade”, lembra.

Um dos locais onde as ações efetivadas por Alencar deram resultado é no bairro Martello. O trabalho de canalização do córrego eliminou, em boa parte da comunidade, o problema crônico de enxurradas e alagamentos nos dias de fortes chuvas, trazendo maior tranquilidade aos moradores que frequentemente tinham suas casas invadidas pelas águas.

Outra obra importante na gestão de Alencar foi a construção de galerias no Santelmo, em um grande projeto de macrodrenagem. A obra, executada pela Secretaria de Infraestrutura teve mais de 400 metros, com a instalação de galerias de 2 metros, possibilitando maior vazão da água.

Além do trabalho de macrodrenagem, Alencar e Fically farão o desassoreamento dos Rios do Peixe e Caçador nos pontos indicados pelo estudo de batimetria, eliminando problemas críticos referentes a áreas de risco de alagamentos e inundações, e melhorando as condições de saúde e segurança da população e do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *