Acadêmicos de Pedagogia da Uniarp participam de palestra sobre tecnologias na educação
Palestrante destacou como as tecnologias estão transformando o ensino e a aprendizagem
Dia 20 de junho, acadêmicos do curso de Pedagogia da Uniarp participaram de palestra sobre tecnologias na educação, que foi ministrada pelo professor Airton Carlos Leite.
O evento destacou a importância das novas tecnologias no cenário educacional contemporâneo e atraiu o interesse dos estudantes da 3ª fase, que interagiram durante toda a apresentação. A atividade foi proposta pelo professor Daniel Pereira Rafaeli Filho, na disciplina de Metodologias do Ensino de Matemática I.
Na palestra, o professor Airton, destacou como as tecnologias estão transformando o ensino e a aprendizagem. Ele enfatizou que, no mundo atual, o uso de ferramentas tecnológicas não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais digital e dinâmico. “A tecnologia na educação não é mais uma tendência futura; é uma realidade presente que precisa ser incorporada de forma estratégica e pedagógica. Ela oferece inúmeras oportunidades para enriquecer o processo de ensino, tornando-o mais interativo, acessível e eficaz,” afirmou o professor.
Durante a aula, o professor apresentou uma variedade de recursos tecnológicos, desde plataformas de ensino à distância até ferramentas de realidade aumentada e inteligência artificial. Ele demonstrou como esses recursos podem ser integrados nas salas de aula para melhorar o engajamento dos alunos e personalizar o aprendizado de acordo com as necessidades individuais.
A interação foi um dos pontos altos do encontro, revelando o profundo interesse dos acadêmicos em se aprofundar nesse campo.
De acordo com a professora Ma. Elis Regina Mazzurana, coordenadora do curso de Pedagogia, a aula do professor Airton Carlos Leite reforçou a importância de se preparar futuros educadores para os desafios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias. “O evento foi mais um passo significativo na formação de pedagogos aptos a integrar inovação e qualidade no processo educacional, garantindo uma educação mais rica e inclusiva para todos”, comenta.