A estiagem se agrava em Santa Catarina e volta a trazer prejuízos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Nas regiões Oeste e Extremo Oeste, a falta de chuvas já reflete na safra de milho e os produtores podem ter perdas de até 50% na colheita.

Na quarta-feira, 29, a Secretaria da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina e a Epagri reuniram técnicos, deputados estaduais e lideranças do setor produtivo para apresentar a situação atual e alinhar as ações para apoiar os produtores rurais atingidos.

A principal preocupação do setor produtivo é a quebra na safra de milho, tanto milho grão quanto silagem, que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite.

No início do próximo ano, a Secretaria da Agricultura irá iniciar o investimento de mais R$100 milhões para apoiar a construção de sistemas de captação, armazenagem e distribuição de água no meio rural. Secretaria, Defesa Civil e Epagri unirão esforços para orientar os municípios sobre as ações disponíveis para dar o suporte aos produtores.

O Governo do Estado oferece programas especiais para aumentar a resiliência hídrica em Santa Catarina e minimizar os impactos das estiagens recorrentes. Para ter acesso, os produtores rurais devem procurar a Epagri nos municípios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Toni

Portal de Notícias de Caçador e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *