UNIARP realiza Solenidade de Outorga do título Doutor Honoris Causa

Share Button

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realiza dia 04 de abril, solenidade da outorga do título honorífico de Doutor Honoris Causa ao industrial Gilberto Seleme, ex-presidente da Fundação UNIARP e 1º Vice-Presidente da FIESC e também para Osvaldir Ramos, presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

Honoris causa é uma expressão em latim e usada atualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”.

A UNIARP reconhece os valorosos trabalhos em prol do fortalecimento da educação superior na região do Alto Vale do Rio do Peixe, realizados pelo industrial Gilberto Seleme e pelo presidente do Conselho Estadual de Educação Osvaldir Ramos ao prestar a homenagem, por meio do título.

Historicamente, um doutor honoris causa (ou doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional. A pessoa que recebe o título de “doutor honoris causa” pode usar a abreviação “Dr. h. c.”.

Os homenageados

Gilberto Seleme

O industrial Gilberto Seleme é engenheiro civil, formado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. É casado com Cristiane Costa Ganz Seleme e tem três filhos: Gilberto, Gustavo e Guilherme. É avô do Thomas e da Marina. Tem destacada atuação na área social em Caçador.

Iniciou sua atuação profissional na Construtora Seleme e também em empresas de base florestal. Ocupou vários cargos na área social e empresarial do estado de Santa Catarina e no município de Caçador.

É forte liderança do ramo industrial madeireiro em Santa Catarina. Atualmente é 1º Vice-Presidente da FIESC; É Diretor da Madeireira Seleme Ltda; Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe- FUNIARP; Membro do Conselho Superior da FIESC; Membro da Câmara de Comércio Exterior da FIESC;

Membro do Conselho Técnico do SENAI; Vice-Diretor Financeiro da Associação Empresarial de Caçador; Vice-presidente do SESI-SC; Vice-presidente do SENAI-SC;

Vice-presidente do Centro das Indústrias de SC (CIESC); Vice-presidente do Conselho da empresa Viposa; Membro do Fórum Regional de Desenvolvimento de Santa Catarina; Membro do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador; Membro do Conselho Consultivo do Hospital Maicé de Caçador; Membro da Diretoria da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador (Bombeiros Voluntários); Em 2013, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense; Em 2014, recebeu a Comenda dos 100 anos do Contestado; Foi Vice-Presidente para a Região Centro-Norte da FIESC; Foi um dos fundadores da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (ADEAC); Foi fundador e primeiro presidente do Sindicato da Indústria da Madeira em Caçador; Foi Presidente da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe- FUNIARP; No Sistema FIESC, começou em 1986 como diretor adjunto.

Gilberto Seleme ficou quatro anos na presidência da Fundação UNIARP. Neste período, com os cursos das áreas da saúde e das áreas de humanas já consolidados, investiu nas Engenharias e foi um diferencial muito significativo para Caçador e região. Ele teve a responsabilidade de transformar um Campus em Universidade, estruturar patrimonialmente e academicamente e investir em laboratórios.

Gilberto acredita que a Universidade precisa preparar as pessoas para o futuro, formar pessoas para o mercado de trabalho de Caçador e do mundo. Segundo ele, o grande triunfo da UNIARP é ser uma Universidade comunitária, com ação social, com um grande número de acadêmicos com algum tipo de auxílio para estudar. Isso está transformando a vida das pessoas e de toda a região.

Osvaldir Ramos

Conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É funcionário efetivo da Secretaria de Estado da Educação, desde 1977, iniciando suas atividades no Fundo Estadual de Apoio a Educação de Santa Catarina (FEAESC).

Na Secretaria de Estado da Educação e no Conselho Estadual de Educação, ocupou os cargos de: Assistente Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Analista Técnico em Gestão Educacional, Gerente de Apoio Operacional, Gerente de Administração Financeira, Diretor de Administração Financeira, Coordenador de Administração e Controle, Chefe de Gabinete do Secretário Adjunto de Estado da Educação e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação.

Foi membro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis. Participou de inúmeras comissões do Conselho Estadual de Educação para reconhecimentos de cursos de educação superior. Foi Membro do Conselho Curador da Fundação Hermon. Como Conselheiro do CEE, foi membro e Presidente da Comissão de Planejamento, membro das Comissões de Educação a Distância, Educação Superior e Secretário da Mesa Diretora.

Foi Conselheiro e Presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Foi Vice-Presidente da Região Sul do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE).

Atualmente é Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *