Balneário Camboriú tem um dos maiores números de pessoas morando de aluguel do país

PUBLICIDADE

Balneário Camboriú

Terceira colocada no ranking nacional, Balneário Camboriú é a primeira do Estado entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

Balneário Camboriú tem o maior percentual de moradores morando em imóveis alugados de Santa Catarina entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. É o terceiro maior do país quando se deixa de lado o recorte por tamanho populacional. Os dados são do IBGE, divulgados nesta quinta-feira, 12, pelo Censo 2022.

Na cidade do metro quadrado mais caro do Brasil, a alternativa é alugar. Conforme o Instituto, 45,2% dos moradores da terra dos arranha-céus vivem em residências de terceiros. Característica semelhante de outros municípios do Litoral catarinense, como Bombinhas e Itapema, com 40,4%, e Porto Belo, 39,4%. Nacionalmente, porém, essas áreas estão mais longe no ranking em comparação com Balneário Camboriú, em 14º, 15º e 17º, respectivamente.

Se o número de pessoas morando de aluguel é um dos maiores do Estado, há uma característica da “Dubai” brasileira que difere das cidades catarinenses: Balneário Camboriú tem o maior percentual de moradores vivendo em casas de alvenaria (94,2%), seguido de São José (90,9%) e Palhoça (90,1%). O percentual geral de Santa Catarina é de 83,5%, abaixo do nacional, de 95,3%.

Vida no aluguel

A amostra do IBGE mostrou que um a cada quatro catarinenses vive em domicílios alugados em Santa Catarina. O percentual é o quarto maior entre todos os estados do país, atrás apenas de Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

Segundo o levantamento, sete a cada 10 pessoas moram em casas próprias em Santa Catarina. Esse grupo responde por 70,3% dos 7,5 milhões de moradores de domicílios catarinenses mapeados no Censo 2022.

Com informações: NSC

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima