Geral

Tempo seco: quatro cidades de SC registram umidade comparável à do deserto do Saara

Onda de calor e seca extrema afetam mais de 240 cidades no Brasil

Com o tempo seco e as altas temperaturas, a baixa umidade está tornando o ar difícil de respirar em várias regiões do Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira, 3, ao menos 244 cidades registraram umidade relativa do ar igual ou inferior à do deserto do Saara. A previsão para quarta-feira (4) é de que os índices possam piorar ainda mais.

Em Santa Catarina, quatro cidades – Joaçaba, Curitibanos, Bom Jardim da Serra e Caçador – também enfrentaram níveis de umidade extremamente baixos, comparáveis aos do Saara. A situação agrava os problemas respiratórios e aumenta o risco de incêndios florestais.

O calor intenso, que elevou as temperaturas a até 40°C em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contribui para a baixa umidade. No interior de São Paulo e Minas Gerais, os termômetros marcaram até 39°C, o que levou especialistas a questionarem se o Brasil é o país mais quente do mundo nesta semana.

A falta de chuva, somada ao calor extremo, está fazendo com que o país enfrente a maior seca já registrada. A umidade do ar chegou a índices próximos aos do deserto do Atacama, o mais seco do mundo, que registrou 5% de umidade. Em algumas cidades brasileiras, os níveis caíram para 7%, segundo as estações de monitoramento do Inmet.

Fonte: Visor Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *