Geral

Capacitação dos vereadores mirins foca no combate à dengue

Presidente entende que capacitação dos mirins é estratégia para reforçar combate ao mosquito

A proliferação do mosquito Aedes aegypti e os riscos da Dengue foram temas centrais em mais um encontro de capacitação dos vereadores, prefeito e vice-prefeito mirins de Caçador. As informações foram apresentadas na tarde desta terça-feira, 28, pelas agentes de endemias do Município, Maria Elena Eger e Aline Agustin, que enfatizaram o aumento preocupante de casos e o perigo representado pela doença.

Durante o encontro, as profissionais destacaram a importância das medidas preventivas para combater a dengue. “Precisamos da colaboração de todos para eliminar os focos do mosquito”, afirmou Maria Elena Eger. Ela reforçou que a principal forma de prevenção é evitar o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti.

Elas complementaram alertando sobre os sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, cansaço extremo e manchas vermelhas pelo corpo. “A dengue pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica, que pode ser fatal se não tratada adequadamente”, destacaram.

As agentes de endemias destacaram ainda que, além das medidas individuais, é fundamental o apoio das autoridades municipais em ações de fiscalização e eliminação de focos do mosquito.

O presidente da Câmara, Itacir Fiorese (Fically), explica que com o aumento dos casos de dengue em Caçador, a capacitação dos vereadores mirins surge como uma estratégia importante para multiplicar as informações sobre prevenção e mobilizar a comunidade. A expectativa é que, com ações coordenadas e conscientes, a cidade consiga reduzir os índices da doença e proteger a saúde de seus moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *