2º Parque Azul movimenta Caçador em prol da causa autista neste domingo
Atividades durante todo o dia; encerramento com show de Bruna Mamente
Este domingo, 7 de abril, está recheado de atividades em prol da causa autista, sendo que o Parque Central será palco de vários destes momentos.
É um evento de “inclusão da sociedade”, com vária atrações:
– mateada;
– no primeiro horário da manhã um passeio ciclístico às 9 horas;
– exposição de carros antigos;
– uma tarde com muitas brincadeiras, atrações infantis, personagens infantis;
– piscina de bolinhas, tobogãs, castelos infláveis, pula-pula, para as crianças brincarem;
E no encerramento o grande show com a apresentação da cantora Bruna Manente, a embaixadora da cauda autista. Em princípio a partir das 17h30/18 horas.
Com surgiu o evento?
O Primeiro Parque Azul foi realizado em 2023, a partir de uma ideia que surgiu com os pais de autistas em conversas na sua associação e nos corredores da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), tentando pensar no que poderia ser feito para se chamar a atenção das pessoas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo que é o dia 2 de abril.
Destas conversam foram surgindo ideias, como fazer um Café Colonial para reunis os pais de autistas, depois se pensou em reunir as famílias com as crianças para uma tarde divertida. Então nasceu a semente do Parque Azul ao se falar em “tarde divertida” então se pensou que ela deveria ser dirigida ao público para que as pessoas pudessem conhecer os pais e crianças autistas, saberem sobre a causa, saber sobre os autistas, verem os autistas.
Os pais ser organizaram em menos de um mês para realizar o Primeiro Parque Azul em 2023, com apoio da Apae que abraçou a ideia. Foi um público bom, mas se soube depois que muitos não foram porque não sabiam se seria um ambiente correto para os seus autistas estarem devido às sensibilidades auditivas, o convívio social. Com este receio muitas famílias foram sem seus autistas, só para dar uma olhada.
Em 2024
Agora, em 2024, o Segundo Parque Azul foi planejado com muito mais tempo, com muito carinho e, tem como base promover a inclusão, mas este ano fazendo diferente, ou seja, com uma inversão de valores nesta inclusão. A ideia não é incluir os autistas no ambiente da sociedade. Foi criada toda uma temática, um treinamento com o pessoal que estará trabalhando para que neste dia do Parque, as pessoas da comunidade sejam incluídas ao “nosso meio”, assim as pessoas que passarem por lá provarão um pouco do que é fazer parte da comunidade autista.