Geral 

Sopelsa conhece projetos e ouve demandas em Caçador

Share Button

O secretário estadual da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, esteve em Caçador nesta quinta-feira, 30, no Dia de Ação de Governo, programa que tem o objetivo de aproximar o Governo de Santa Catarina ouvindo as demandas de cada região. A agenda foi articulada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e contou com reuniões e visitas a obras.

Sopelsa iniciou a agenda participando de um programa de rádio no qual falou sobre as potencialidades da agricultura catarinense. Em seguida, acompanhado do secretário executivo da ADR, Imar Rocha, e outras lideranças, ele conheceu o Complexo Agropecuarista de Caçador, obra inaugurada em 2016 com recursos do Governo do Estado e que agora está recebendo a cobertura das mangueiras para leilões e feiras de gado.

Ainda na parte da manhã, Sopelsa se reuniu com prefeitos e secretários de agricultura dos sete municípios da ADR de Caçador, ouvindo deles demandas de cada região. Do prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, o representante do Estado recebeu um pedido de apoio ao projeto de revitalização da Feira do Produtor Rural, orçado em R$ 1,020 milhão.

“É importante ter um momento como esse para divulgar os projetos e ações da Secretaria de Estado de Agricultura, e aproximando a conversa com lideranças da região podemos analisar a melhor forma de atender os pleitos”, avaliou o secretário de estado da Agricultura.

No período da tarde Sopelsa esteve na Estação Experimental de Caçador, onde conversou com pesquisadores e técnicos da Epagri. Ele esteve na estação de piscicultura, onde são produzidos alevinos de várias espécies para povoar os açudes da região. Também conheceu uma lavoura experimental de tomate que segue as normas técnicas da produção integrada, reconhecidas recentemente pelo Ministério da Agricultura.

Para o gerente da Estação Experimental da Epagri, Renato Vieira, é um orgulho compartilhar as pesquisas nas áreas de piscicultura, fruticultura e olericultura. “Temos um programa de melhoramento genético da maça que é único no Brasil com 19 variedades elaboradas aqui. Outro destaque é o sistema de produção integrada de tomate que está ajudando o Brasil a ter um alimento mais seguro e saudável”, exemplifica.

O secretário executivo da ADR, Imar Rocha, lembra que desde o lançamento do programa Dia de Ação de Governo, Caçador já recebeu a visita de cinco secretários ou presidentes de empresas públicas: presidente da Cidasc, Enori Barbieri, presidente da Epagri, Luiz Ademir Hesmann, presidente do Badesc, José Cláudio Caramori, secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa.

Posts Relacionados

comente