Economia 

Mobilização municipalista garante R$ 78 milhões para prefeituras de SC

Após intensas mobilizações do movimento municipalista em Santa Catarina e pelo país, o tão esperado Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) está prestes a se tornar uma realidade. O Protejo de Lei do Congresso Nacional (PLN) 01/2018, que estabelece a liberação do repasse, foi aprovado, por unanimidade, nesta terça-feira, 20, em sessão conjunta do Congresso Nacional. Após a sanção do texto, os municípios do estado devem receber cerca de R$ 78 milhões que auxiliarão na ampliação do atendimento da população em áreas como saúde, educação e assistência social. A Federação Catarinense…

Leia Mais
Economia 

Convênio que possibilitará cobrança do ISS de cartões é assinado pelo presidente da FECAM

A primeira reunião da nova diretoria da Federação Catarinense de Municípios – FECAM foi marcada pela assinatura do convênio para que a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF repasse aos municípios as informações sobre operações com cartão de crédito e débito. O presidente da entidade, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, assinou o documento que será enviado a SEF para assinatura do secretário e entrada em vigor. Isso dará condições legais e operacionais para que os municípios cobrem o Imposto Sobre Serviços – ISS das operações com cartões, uma vez…

Leia Mais
Economia 

Epagri de Caçador continuará pesquisando maçã, informa Cobalchini

Em reunião na manhã desta terça-feira (6), com o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB) recebeu a informação de que a Estação Experimental da Epagri de Caçador continuará com as pesquisas em maçã. Havia uma informação que toda a pesquisa seria destinada para São Joaquim. Cobalchini foi acompanhado dos dirigentes da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) que reivindicaram a sequência das pesquisas em Caçador. “A Estação de Caçador tem uma tradição desde a década de 1970 na pesquisa de maçã, em parceria com…

Leia Mais
Economia 

Parceria prevê uso de cinzas de madeira na agricultura

A Epagri de Caçador firmou parceria com a empresa Guararapes para utilizar cinzas de madeira na agricultura. A novidade está à disposição dos produtores rurais do município, que têm a possibilidade de usar o material principalmente em reflorestamentos e pastagens. Os resíduos de madeira ajudam a melhorar a estrutura do solo. De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Edílson Brasil Moreira, a Guararapes já utiliza os resíduos da produção em reflorestamentos da própria empresa em Santa Cecília. A ideia é destinar também para esse fim as cinzas resultantes da…

Leia Mais
Economia 

Projeto de lei vai parcelar dívidas de 550 mil pequenos negócios

O projeto de lei federal que beneficia 550 mil micros e pequenas empresas ameaçadas de expulsão do regime tributário reduzido do Supersimples deverá ser votado nesta terça-feira (28), na Câmara dos Deputados. A informação é do deputado federal Jorginho Mello (PR), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Congresso Nacional. Os deputados federais querem aprovar o Refis, programa de parcelamento de débitos fiscais, específico para os pequenos negócios. Será apresentada uma proposta com as mesmas condições asseguradas ao Refis já aprovado para médias e grandes empresas –…

Leia Mais
Economia 

Projeto da UNIARP, FIESC e ADR quer devolver alunos para as salas de aula

A UNIARP realizou um evento com dirigentes de escolas estaduais de Caçador e região para apresentar o projeto: “Resgate da Cidadania”, que visa realizar uma busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola nos últimos três anos. O trabalho será desenvolvido através da parceria entre UNIARP (Projeto UNIARP nas Escolas), Vice-Presidência Regional da FIESC e 10ª ADR. “É um projeto de grande impacto que será desenvolvido em 2018. Dados revelam que temos na região uma evasão escolar na ordem de 50% e isso exige medidas de prevenção…

Leia Mais